Argentina suspende todos os jogos de futebol após chocante tentativa de assassinato da vice-presidente por um brasileiro.
Cristina Fernandez de Kirchner foi alvo de uma tentativa de assassinato na quinta-feira, para o choque do mundo inteiro.
Veja mais: Árbitro da final da Copa do Mundo surpreende todos; confira
À luz do assassinato fracassado, o presidente Alberto Fernández declarou sexta-feira feriado nacional para que todos os partidos políticos pudessem expressar seu apoio a Fernández de Kirchner.
E a Associação Argentina de Futebol mostrou solidariedade com o vice-presidente ao adiar seus jogos de calendário.
Um comunicado dizia: “A Federação Argentina de Futebol expressa seu mais forte repúdio ao que aconteceu com a vice-presidente Cristina Fernandez de Kirchner.
“Apelamos à sociedade como um todo, alertando que violência de qualquer tipo nunca é a solução.”
Os jogos da primeira divisão de sexta-feira foram adiados como resultado da suspensão da liga.
Patronato x União, Rosario Central x Talleres e Lanús x Tigre terão que ser remarcados devido à suspensão do campeonato.
Os jogos da terceira divisão regionalizada da Argentina, do campeonato feminino e da liga de reservas também foram adiados.
Um homem de 35 anos foi preso em conexão com a tentativa de assassinato.
As imagens capturaram o homem apontando uma pistola carregada para o rosto de Fernandez de Kirchner quando ela chegava em casa no bairro da Recoleta.
O homem – que conseguiu emergir da multidão – puxou o gatilho, mas a arma não disparou, poupando o vice-presidente de uma morte quase certa.
O presidente Fernandez disse: “Podemos discordar, podemos ter divergências profundas, mas o discurso de ódio não pode ocorrer porque gera violência e não há chance de violência coexistir com democracia”.
Fernandez de Kirchner ainda não comentou a tentativa de assassinato, que ocorreu em meio a alegações de corrupção.