Mais cedo, a FA confirmou o retorno a todos os níveis, com o jogo da Liga dos Campeões de terça-feira (13), entre Liverpool e Ajax, seis partidas do Campeonato e o programa completo nas Ligas Um e Dois apurados. Mas os Gunners pode perder por WO.
Os clubes foram “recomendados” a manter um minuto de silêncio antes de todas as partidas com jogadores e oficiais usando braçadeiras pretas.
Veja também: Lenda brasileira Condecorado pela rainha no Reino Unido; confira
Os jogos de quarta-feira da Liga dos Campeões do Chelsea endo Manchester City também estão em andamento, mas o hino da competição não será tocado antes do pontapé inicial em nenhum dos jogos na Inglaterra ou na Escócia.
O adiamento do jogo do Arsenal com os gigantes holandeses, no entanto, deixa a Uefa e os clubes lutando para encontrar uma nova data e a possibilidade de que os Gunners tenham que perder por 0-3 (WO).
Com 3.000 torcedores do PSV que devem viajar da Holanda para uma partida classificada como “Categoria Um” pela polícia, ficou claro que não haveria oficiais suficientes no Emirates.
A decisão significa que a maioria das partidas da EFL, o atraso no início da Superliga e Campeonato Feminino e futebol “amador” e de base serão realizados no fim de semana, embora alguns jogos ainda possam ser adiados se solicitados pela polícia.
A onda de adiamentos desencadeada pela morte da rainha na semana passada já forçou os planejadores de luminárias domésticas a uma sessão de emergência.
Agora, a Uefa enfrenta um problema semelhante na partida do grupo do Arsenal, já que a lista de jogos congestionada e o Qatar 2022 significam que a eliminatória da Euro não pode ser disputada antes do início de janeiro, dois meses após o sorteio de 7 de novembro para a fase eliminatória.
O sorteio pode seguir com as duas vagas de qualificação do Grupo A do Arsenal não confirmadas e teoricamente a primeira data disponível para compor o jogo seria 10 de janeiro.
Mas a Uefa pode determinar que Gunners é “culpado” pelo adiamento, pois não consegue cumprir o jogo, e atribuir os pontos ao time holandês, seguindo precedentes estabelecidos durante partidas canceladas por causa de surtos de Covid.
Uma alternativa seria o jogo ser agendado para 19 de outubro, quando o Arsenal jogará contra o Manchester City em uma rodada completa no meio da semana, mas isso comprometeria os contratos de TV e seria algo que os chefes da Liga resistiriam.
Enquanto o jogo de Villa com o Southampton foi transferido por motivos de TV, Forest pediu a troca porque a final da Royal London Cup está sendo realizada em Trent Bridge no sábado.
E embora o jogo de Brighton com o Palace tenha sido adiado por causa da greve ferroviária planejada que agora não está ocorrendo, a partida não será restabelecida neste fim de semana.
O Prem acrescentou: “Gostaríamos de agradecer à Unidade de Policiamento de Futebol do Reino Unido e outras forças policiais em todo o país, bem como aos nossos parceiros de transmissão, por seu apoio durante este processo e continuaremos em contato com eles antes do fim de semana.
“Para as partidas disputadas durante o período de Luto Nacional, serão prestadas homenagens à Rainha nos estádios da Premier League.
“Novas datas para as partidas adiadas serão anunciadas oportunamente.”