CampeonatosJogos

Flamengo é tricampeão da Libertadores da América em 2022

Flamengo é tricampeão da Libertadores da América em 2022Flamengo é tricampeão da Libertadores da América em 2022

O Flamengo é tricampeão da Copa Libertadores da América. O título foi conquistado na tarde deste sábado (29/10), ao vencer o Athletico Paranaense por 1 x 0 no Estádio Monumental de Guyaquil, no Equador,

O clube carioca se juntou ao Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos na lista dos clubes brasileiros com três conquistas continentais.

Flamengo é tricampeão da Libertadores da América em 2022
Time histórico

Veja mais: Haaland tem noite fraca e é substituído no intervalo; confira

A série teve início em 1981, na Era Zico, e ganhou mais duas conquistas na Era Gabigol – 2019 e 2022.

Coube a Gabigol ser mais uma vez o protagonista do Título. Gabriel Barbosa entra para história do Fla por seu poder de ser decisivo.

Em 2019, o atacante marcou os dois gols no fim do segundo tempo que deu a virada na decisão contra o River Plate em outro estádio Monumental, o de Lima, no Peru.

No último sábado, o camisa 9 aproveitou cruzamento da direita do muito bom jogador Éverton Ribeiro e empurrou a bola rumo ao fundo da rede.

Gabigol tirou o Mengão do sufoco depois de um primeiro tempo difícil. Pois Luiz Felipe Scolari iniciou a partida anulando a trupe de Dorival Júnior, apesar do volume de jogo e a posse de bola.
Mas era o Furacão que levava mais perigo ao ataque. Santos foi obrigado a trabalhar uma vez, desviando finalização de Vitinho para escanteio. O Lance aconteceu depois de um vacilo do zagueiro David Luiz na marcação e assustou a torcida.

Mas com a expulsão do defensor do Furacão no final do primrio tempo, inferioridade numérica do Athletico-PR se tornou uma tortura.

“Foi a coroação de um todo um trabalho feito”, afirmou Pedro, artilheiro da competição com 12 gols, em rápida entrevista ao fim da partida. “Mostrou mais uma vez a força que esse grupo tem”, continuou, elogiando o técnico Dorival Júnior. “A gente tem uma qualidade muito grande, um setor defensivo e um ataque muito bons.”

Gabigol superou o Rei Pelé e se igualou a Zico na lista de brasileiros com mais gols na competição, marcando quatro vezes. No topo está Coutinho, do Santos, autor de cinco gols. Após o jogo, perguntado sobre a Copa, ele respondeu: “Sim, é um sonho estar numa Copa do Mundo, trabalho e me esforço muito para isso”. “Preciso liberar a direita, o cabeceio, mas ninguém é perfeito”, refletiu. E celebrou a conquista: “O Rio de Janeiro é Mengão pra sempre”.

Hugo Cruz
the authorHugo Cruz
Redator Profissional Formado em Letras e Produtor de Conteúdo Web. "Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver".