O País de Gales pode mudar seu nome para Cymru, o nome galês do País de Gales, após a Copa do Mundo de 2022, e os fãs galeses estão muito animados com a possível mudança.
Internamente, o País de Gales já se autodenomina Cymru, mas na Copa do Mundo eles são oficialmente conhecidos como País de Gales. Quando a Copa do Mundo começar no próximo mês, será a primeira vez que os Dragões competirão no cenário mundial desde 1958.
Veja mais: Menino Ney evita perder a Copa e pagar multa; entenda
“A equipe deve sempre ser chamada de Cymru, é assim que chamamos aqui”, disse o executivo-chefe da FAW, Noel Mooney, à Press Association.
“Nossa visão no momento é que internamente somos claramente chamados de Cymru. É assim que chamamos nossas seleções nacionais. Se você olhar em nosso site, como falamos sobre nós mesmos, somos muito Cymru.”
“Internacionalmente, sentimos que ainda temos um pouco mais de trabalho a fazer. Então, vamos para esta Copa do Mundo como País de Gales.”
“Mas acho que 2023 será um ano em que teremos uma boa discussão com todas as partes interessadas – sejam governos, nossos próprios conselhos, conselhos e órgãos de decisão, funcionários, clubes e jogadores.”
“Somos uma organização democrática muito aberta e não decidimos unilateralmente hoje fazer algo assim. Eu diria que é a direção da viagem, mas não há decisões firmes sobre isso. É mais quase por osmose que estamos indo em direção a ele.”
Os fãs galeses receberam a mudança proposta positivamente online, com um twittando: “Definitivamente se encaixa na cultura do país no século 21!” Enquanto um segundo acrescentou: “Devemos usar nossa linguagem”.
Atualmente, a maioria dos países da FIFA usa seus nomes em inglês, no entanto, há alguns que mudaram para suas línguas nativas, como Costa do Marfim e Turkiye.