A competição do Campeonato Alagoano de 2023 foi confirmada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) com o mesmo formato das últimas edições, porém com menos clubes. No total, 8 grupos competirão no torneio, programado até 2 de abril.
Como o número de concorrentes do Campeonato Alagoano de 2023 diminuiu, a primeira etapa terá 7 rodadas, com apenas jogos de ida. O número de clubes agora está equilibrado. Sendo os 4 primeiros grupos se qualificarão para a fase eliminatória, onde o último será relegado.
Veja Também;
Campeonato Alagoano
Oficialmente, o Campeonato Alagoano de Futebol foi desenvolvido em 1927, o mesmo ano da fundação da Coalizão Esportiva Alagoana – CEA, que transformaria seu nome para Federação Esportiva Alagoana em 1934, e para Federação Alagoana de Futebol em 1991.
Até 2021, a competição teve 94 edições disputadas, 2 das quais não fecharam e não tiveram um campeão proclamado. O maior campeão é o Centro Sportivo Alagoano – CSA, com 40 títulos, seguido pelo Clube de Regatas Brasil – CRB, com 31 títulos.
Regras do Campeonato Alagoano
O campeonato no ano de 2023 será definido por meio de 3 etapas, são elas:
- Primeira Etapa, Semi-Final e Final, além da disputa do Terceiro Lugar, bem como a Seletiva da Copa do Brasil de 2024, se precisar.
Na Primeira Etapa, os clubes se enfrentarão em um formato de partida exclusiva, na qual cada clube jogará um total de 7 partidas.
Para finalizar a primeira etapa os clubes classificados será transferidos para a próxima etapa que é a semi final. Onde eles disputaram uma vaga para se tornarem o campeão de 2023. No caso de um empate em pontos conquistados entre 2 ou mais clubes na Primeira Etapa da competição, o desempate será feito observando os seguintes critérios:
- o maior número de vitórias;
- melhor diferença de objetivo
- a maioria dos gols marcados;
- jogo direto, somente na conjetura de ocorrência entre 2 Clubes, sem considerar o gol qualificado fora de casa;
- menos cartões vermelhos recebidos;
- menos cartões amarelos recebidos;
- sorteio.
Equipes do Estado
- Desportivo Aliança
- ASA
- CRB
- Cruzeiro-AL
- CSA
- CSE
- Jaciobá
- Murici
8 clubes disputarão exclusivamente o Campeonato Alagoano. O clube com a pontuação mais baixa será rebaixado. As 4 equipes se classificarão para as semifinais na Cruz Olímpica, de ida e volta. Ao contrário dos últimos anos, as principais competições não terão a vantagem de um empate em duas partidas.
Na ultima partida o critério será de disputa em dois jogos. Assim definindo o novo vencedor do campeonato Alagoano de 2023.
Onde Assistir?
O campeonato tem seus direitos de transmissão nas mãos da emissora Band em que transmitirá todos os jogos do campeonato.
VAR
O chefe da Federação, Felipe Feijó, comentou durante a reunião do Conselho de Arbitragem que o VAR (árbitro em vídeo) será utilizado nas finais do campeonato. A direção também pretende utilizar a tecnologia nas semifinais, mas ela depende dos custos.
Grandes da capital
CRB
Campeão atual de Alagoas, o CRB manteve a base de 2020 e tentou a bi em 2022. Sendo assim, reuniu uma equipe profunda, com uma escalação experiente, formada por Gum, Reginaldo Lopes, Diego Torres e Hyuri.
Além disso, vale lembrar que ele também assinou 8 jogadores até o momento. Sem contar, ainda, que o treinador Roberto Fernandes renovou e deve iniciar o estado com uma formação que ele criou ainda na Série B.
CSA
A CSA tem a tarefa de quebrar a hegemonia do adversário em Alagoas. Ele manteve o treinador Mozart e manteve uma escalação da Série B 2020. As equipes estavam a ponto de voltar à elite e até mesmo entusiasmadas no Brasil.
Para ajustar o plantel, a CSA também foi ao mercado e assinou 11 jogadores. O último anunciado foi Cristovam, ex-Guarani.