O Campeonato Potiguar 2023 será subtilmente maior do que as últimas temporadas. No novo modelo de discussão, confirmado pela FNF, no Conselho Técnico com representantes dos 8 clubes que disputarão a competição, o Estado terá semifinais em partida exclusiva antes das finais de cada rodada.
A competição desse ano será uma versão que tende a ser inovadora, portanto, os torcedores esperam novo regulamento, inclusão de novos clubes e grandes prêmios para o campeonato potiguar 2023.
Veja Também;
Campeonato Potiguar 2023
A Federação de Futebol Norte-Rio-Grandense (FNF) anunciou recentemente que o Campeonato 2023 terá início em fevereiro. Os seguintes grupos participarão do campeonato:
- ABC, América-RN, Assu, Força e Luz, Globo FC, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos e Santa Cruz de Natal.
Onde assistir?
Com direitos de transmissão nas mãos da emissora Band, os jogos serão mantidos nela como no ano passado, portanto, se você quiser assistir aos jogos basta ligar nesse canal e torcer para o clube que você gosta. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) assinou o contrato de transmissão do 1º fase do Campeonato Potiguar 2023 com a Band. A temporada deste ano começará em 9 de janeiro.
Além das instituições, a cerimônia contou com a participação dos clubes concorrentes da competição. O presidente da FND, José Vanildo, destacou o valor da chegada da Band, uma estação de televisão com um sinal aberto que dará mais visibilidade ao Campeonato Potiguar, além de “atrair visibilidade ao nosso RN, tornando-se um lugar fundamental para divulgar as belezas do Estado”.
Regulamento
Regulamento novo e definições novas os jogos do campeonato serão focados nos campeonatos nacionais importantes, portanto muito clubes buscam sempre inovar nos métodos e nas suas estratégias de vencer uma partida. E o regulamento é feito para manter as regras do que pode ou não ser jeito nas estratégias e métodos de vitorias de um clube.
Os 8 clubes se enfrentarão em partidas particulares na primeira e segunda rodada. Os 4 primeiros colocados avançarão para a semifinal, que será uma partida única. A final também será uma partida exclusiva, com o vencedor tendo precedência no caso de um empate. Em caso de empate no número de pontos e metas, a escolha será feita nas penalidades.
Critérios de desempate
Em caso de igualdade de pontuação, os critérios de desempate são:
- 1) a maioria das vitórias;
- 2) melhor saldo de gols;
- 3) maior número de gols marcados;
- 4) menor número de cartões vermelhos;
- 5) menor número de cartões amarelos;
- 6) empate.
A pior equipe no agregado das duas rodadas de qualificação será relegada para a segunda camada.
Fórmula da competição
A competição será disputada por 8 clubes e será dividida em 3 etapas: 2 rodadas de qualificação e uma rodada final. A primeira fase (1ª Fase) e a segunda fase (2ª Fase), chamadas respectivamente de “Copa Localidade de Natal” e “Copa RN”, serão jogadas em um sistema de pontos diretos de uma rodada. Cada etapa será composta de 7 rodadas (rodadas de 1 a 7), nas quais todas as equipes jogarão umas contra as outras apenas uma vez (partidas da primeira etapa na 1ª etapa e partidas da segunda etapa na 2ª etapa).
Como na versão de 2022, as finais das rodadas serão jogadas como partidas únicas. Além disso, será mantida a final do campeonato estadual com os vencedores das rodadas, que contará com partidas em casa e fora. A FNF ainda está trabalhando na mesa do campeonato, mas espera-se que ela seja publicada em breve.