A versão Campeonato Mato-Grossense 2023 começa em 22 de janeiro e Cuiabá é a favorita para repetir seu título de 2022. O torneio apresenta outras nove equipes, incluindo a campeã sem precedentes de 2022 Nova Mutum e a clássica Luverdense, e será transmitido pela TV Centro América no circuito aberto.
A Federação Matogrossense de Futebol realizou esta tarde o Congresso Técnico do Campeonato Matogrossense para a temporada 2023. Escolheu que a abertura do Campeonato Mato-Grossense 2023 teria início no dia 22 de janeiro.
Veja Também;
Campeonato Matogrossense
Entre 1943 e 2023, 81 edições do Campeonato Mato Grossoense de 1ª Separação foram disputadas. O maior campeão é o Mixto Esporte Clube com 24 campeonatos, seguido pelo Clube Esportivo Operário Várzea Grandense com 12, Cuiabá Esporte Clube com 10 e Clube Esportivo Dom Bosco, com 6 campeonatos.
O Campeonato Matogrossense de Futebol é a competição disputada pelos grupos do estado de Mato Grosso. Quando o estado foi dividido em dois, em 1º de janeiro de 1979, o Operário FC e o Comercial FC, ambos de Campo Enorme, começaram a disputar o campeonato de Mato Grosso do Sul. O campeonato é organizado pela Federação de Futebol de Mato Grosso (FMF). Seu predecessor é o Campeonato de Futebol de Cuiabá.
A primeira versão do Campeonato Mato-Grossense foi vencida por Mixto ou Paulistano. Várias fontes citam Mixto como o campeão de Mato Grosso, enquanto outras citam Paulistano como o campeão estadual em 1943. A partir de 1936, o campeonato de Cuiabá já estava sendo disputado, mas não há campeonatos oficiais no estado de Mato Grosso.
Onde assistir?
O Campeonato Matogrossense 2023 será transmitido em circuito aberto de televisão pela TV Centro América. O canal transmite os jogos todos os sábados às 15h30.
Quais clubes irão participar?
Ainda confirmados para o Campeonato Mato-Grosso estarão Ação, Academia, Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Nova Mutum, Operário-VG, Sorriso, Sport Sinop e Alianza.
Em uma votação, os clubes também modificaram a fórmula controversa de hoje da competição. O Mato-Grossense 2023 terá na 1ª etapa, as equipes que enfrentarão em rodada exclusiva, em pontos de vista retos, a categorização apenas, os 6 primeiros classificados. Os dois últimos serão rebaixados.
Regulamentos
Os 10 clubes jogarão um contra o outro na Primeira Etapa em uma única rodada. Os dois primeiros lugares vão diretamente para as semifinais. Os clubes 3º a 6º colocados lutarão, em uma etapa eliminatória, pelos 2 lugares restantes nas semifinais. Ambos os últimos dois grupos serão rebaixados.
A Assembléia também aprovou o fim do limite de idade para os atletas, de modo que a competição seja jogada com a idade independente dos atletas. Também foi aprovado que somente os clubes não rebaixados no Mato-grossense 2023 poderão participar da competição, somados aos dois clubes que obtiverem a entrada na 1ª separação 2024.
Na repescagem para determinar os dois últimos semifinalistas, o terceiro colocado irá jogar contra o sexto colocado e o quarto colocado contra o quinto colocado. Haverá jogos em casa e fora. Em caso de empate nos pontos ganhos e diferença de gol, a escolha será feita nos pênaltis.
Nas semifinais, o vencedor da primeira etapa jogará com a equipe classificada entre a 4ª e 5ª, enquanto o segundo colocado jogará entre a 3ª e 6ª. Os jogos serão vai e volta. Em caso de empate nos pontos ganhos e diferença de gol, a escolha será feita nos pênaltis.
Na Copa FMF 2023, haverá um aumento de mais um lugar. O campeão terá o direito de escolher entre a Copa do Brasil ou a Série D. O vice-campeão fará a escolha não selecionada pelo campeão.
Na final também haverá jogos em casa e fora. Em caso de empate nos pontos de vista ganhos e diferença de gol, a escolha será feita nos pênaltis. O campeão terá vagas na Série D do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa Verde 2024. O vice-campeão terá um lugar na Copa do Brasil.