O número de clubes não é a única diferença no Campeonato Paraibano 2023 em relação ao ano passado. As regras também mudaram, com menos partidas. O período de competição é muito mais curto do que nos últimos anos.
Esse ano terá menos clubes de uma maneira mais simples, o campeonato paraibano 2023 deve acontecer com 8 clubes em seus jogos. Tendo todo seus critérios de desempate, semifinais, final entre outros. Portanto veja tudo sobre os jogos do campeonato paraibano de 2023.
Veja Também;
Campeonato Paraibano 2023
A versão 2023 do Paraibano será jogada em 16 datas planejadas pela CBF e terá que começar no fim de semana de 5 e 6 de fevereiro, de acordo com o diretor de competições da entidade máxima do futebol do estado, Gustavo Trindade. A enorme agenda da reunião com os funcionários está no formato de discussão.
Um desejo de todos é que os jogos do campeonato paraibano seja mais limpo, portanto os diretores do campeonato decidiram manter 8 equipes para os jogos de 2023. Tornando o torneio mais rápido e menos complexo para as pessoas que desejam acompanhar.
Quais clubes estão participando?
O evento está sendo realizado em um hotel no bairro de Bessa, no norte da cidade. A CBF disponibilizou 16 datas para o torneio, que deve começar na primeira semana de fevereiro.
Os competidores do Campeonato Paraibano 2023 são:
- Treze, Campinense, Botafogo-PB, Atlético-PB, Nacional de Patos, Sousa, São Paulo Crystal, CSP, Sport-PB e Auto Esporte-PB.
Estas 3 últimas equipes ganharam sua participação no ano de 2021.
Regulamento do Campeonato Paraibano 2023
O Campeonato já tem suas regras definidas para 2023. Uma reunião do Conselho Técnico, em um hotel no distrito de Bessa, em João Pessoa-PB, com a presença dos líderes das equipes concorrentes e da Federação Paraibana de Futebol (FPF), esboçou as equipes e as regras da competição.
Os 8 clubes jogarão uns contra os outros em uma única competição de vai-e-volta. Ambos os grupos de primeira linha estarão nas semifinais. Os próximos 4 classificatórios avançarão para a segunda etapa. A última equipe será rebaixada.
Em uma partida exclusiva da segunda fase, o 3º colocado jogará contra o 6º colocado e o 4º colocado contra o 5º colocado. Em caso de empate, será realizado um desempate por pênaltis. Na semifinal, o vencedor da Primeira Etapa jogará o vencedor da partida entre a 4ª e a 5ª. O segundo colocado enfrentará ou o terceiro, ou o sexto colocado.
A semifinal também terá uma partida exclusiva e, em caso de empate, uma disputa de pênaltis. A final será um jogo de “casa e fora”. O dono da melhor campanha (primeira etapa e semifinal juntas) jogará a segunda rodada em casa.
O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa Brasileiros e Serie D 2024. O vice-campeão terá um lugar na Copa Brasileiros e na Série D.
Onde assistir?
O anúncio de que o Campeonato Paraibano 2023 será transmitido pelo Jornal da Paraíba não é o único grande anúncio da Rede Paraíba de Comunicação nesta semana. Vale ressaltar que, além do “Jornal da Paraíba” e dos dois jogos eleitorais da TV Cabo Branco e da Paraíba, a rádio CBN também terá foco nos principais jogos de futebol do estado. Este também é o terceiro ano que a Rede Paraíba de Comunicação trabalha com a FPF-PB, já que em 2019 a Paraíba interditou o estado. Aliás, os dois jogos da final estadual também serão transmitidos por Cabo Branco e TV Paraíba, assim como em 2022. Aliás, este ano é ainda mais especial, pois marca o estado da Globo…