Outra grande surpresa da Copa do Mundo, a brilhante Seleção Japonesa surpreendeu um dos favoritos e virou pela primeira vez em copa do mundo.
Foram os mexicanos dando tchau para eles há quatro anos.
Veja mais: Ranking FIFA: Quem é o melhor time da Copa do Mundo de 2022?
E como uma onda mexicana estourou aqui no Estádio Khalifa de Doha, a Alemanha pode estar a caminho de voltar para casa mais cedo, graças aos supersubs do Japão.
A equipe de Hansi Flick parecia estar em alta quando o pênalti de Ilkay Gundogan os colocou à frente logo após a meia hora.
Mas seus adversários asiáticos contra-atacaram com dois gols de substitutos em oito minutos do segundo tempo, primeiro com Ritsu Doan e depois com um golaço de Takuma Asano.
O chute de Asano ficará na história da Copa do Mundo, pois ele controlou brilhantemente uma bola longa, acelerou para a área e derrotou Manuel Neuer no poste mais próximo com uma finalização forte.
Deixa a Alemanha em território familiar, depois de ter caído na fase de grupos há quatro anos na Rússia como campeã em título, depois de ter perdido seu jogo de estreia para o México.
A recuperação daqui pode ser muito complicada, já que a campeã de 2010, a Espanha, também está no grupo, junto com a Costa Rica.
O meio-campista Joshua Kimmich havia falado na terça-feira sobre a “enorme motivação” da equipe para acertar as coisas desta vez e a importância de vencer o primeiro jogo.
No entanto, apesar de terem começado tão bem, eles agora estão em uma posição igualmente perigosa e enfrentam uma enorme batalha difícil para sair do grupo.
Os jogadores da Alemanha protestaram contra a FIFA antes do jogo, indignados com a pressão que o órgão regulador do futebol mundial colocou sobre eles para não usarem uma braçadeira de arco-íris One Love por meio de ameaças de sanções esportivas.
Mas no final a Seleção Japonesa brilhou diante de seus fãs entusiasmados e bateu uma das favoritas ao título.