Quando Miraildes Maciel Mota, a eterna Formiga, nasceu em meados do ano de 1978, havia uma lei em vigor no Brasil que criminalizava a prática do futebol feminino.
Oitenta anos depois da assinatura do decreto-Lei 3.199, que proibia as mulheres de praticarem esportes que não fossem “adequados a sua natureza”, Formiga encerra a sua carreira com 234 partidas e uma vida inteira dedicada à seleção brasileira de futebol feminino.
Na noite da última quinta-feira (25), a eterna camisa 8 entrou em campo durante a goleada do Brasil na estreia do Torneio Internacional de futebol feminino: 6 a 1 na Índia, em partida realizada na Arena da Amazônia, em Manaus.
Trajetória de Formiga na Seleção
A volante Formiga encerra o seu ciclo de 26 anos com nada mais nada menos do que sete Copas do Mundo, sete Olimpíadas e um esporte muito mais consolidado, embora o caminho ainda seja longo.
Com incríveis 43 anos e um vigor físico que impressiona, Formiga marcou 37 gols em mais de duzentas e trinta partidas disputadas. Desse modo, se credenciou como uma das maiores atletas da história.
Campanhas de Destaque
- Medalha de Ouro: Jogos Pan-Americanos 2003;
- Medalha de Prata: Jogos Olímpicos 2004;
- Medalha de Prata: Copa do Mundo de 2007;
- Medalha de Ouro: Jogos Pan-Americanos 2007;
- Medalha de Prata: Jogos Olímpicos 2008;
- Medalha de Ouro: Jogos Pan-Americanos 2015.
Formiga pretende seguir ajudando o esporte de alguma maneira, mesmo que seja fora das quatro linhas.
Aqui no Portal Esporte você segue acompanhando as principais notícias sobre o mundo do futebol!