Camisas de Time

Camisa do Flamengo 2023: Modelos, Preços e Onde Encontrar

Flamengo e Adidas, seus fornecedores de equipamentos esportivos e da camisa, estão preparando uma mudança para o novo uniforme do Rubro-Negro.

Camisa do Flamengo

O Flamengo definiu, em 2020, como poderia ser o Manto Sagrado para a temporada 2023 Mantida à chave – até agora – a camisa será a mais diferente de todas as produzidas pela marca alemã desde o início do contrato, em 2013.

Veja também: Camisa do Grêmio 2023

História das Camisas do Flamengo

Os uniformes azuis e dourados tinham vindo da Inglaterra e foram um grande sucesso com os remadores cariocas. Era impossível perdê-los em alto mar e à distância. Entretanto, o produto inglês não foi feito para tolerar o sol e o sal brasileiros e desbotou facilmente. Ao escolher cores tão fortes quanto nossa natureza e que poderiam ser as marcas naturais de um dos maiores clubes brasileiros e mundiais: o vermelho e o preto, o muito bem-sucedido e vitorioso Clube de Regatas do Flamengo.

Ao contrário da crença de sucesso, os kits de futebol do Flamengo levaram quatro anos para serem levados para o campo com a clássica camisa listrada vermelha e preta. Em 1912, a pedido dos atletas de remo (que não permitiram que os jogadores de futebol usassem o mesmo uniforme), foi desenvolvida uma camisa quadriculada vermelha e preta, que passou a se chamar Papagaio de Vintém. Entretanto, a camisa só trouxe má sorte e foi substituída, em 1913, por uma camisa com listras horizontais vermelhas e pretas e listras brancas, lembrando as cores de uma cobra coral. Como a camisa era bastante semelhante à bandeira alemã da época (um país que havia se tornado um adversário mundial graças à Primeira Guerra Mundial), as listras brancas foram removidas para não provocar uma disputa. Desta vez, os remadores não se incomodaram e o Flamengo manteve a camisa listrada vermelha e preta, os calções brancos e as meias vermelhas e pretas de 1916.

Em 1938, o então instrutor do Flamengo, Dori Kruschner, sugeriu a construção de um segundo uniforme, em branco, para “facilitar a visibilidade nos jogos noturnos”. O novo uniforme foi aprovado pelo clube, que se tornou o primeiro clube brasileiro a ter um segundo uniforme. A camisa branca tinha 2 listras pretas no peito e permaneceu assim até 1979, mudando para a clássica com listras apenas nas mangas, que se tornou um encanto após o título da Copa do Mundo de 1981, conquistada exatamente com esta camisa. Ao longo dos anos, a camisa principal do clube passou por certas mudanças, às vezes com listras mais finas e às vezes mais grossas. A camisa número 2, entretanto, só mudou com listras no peito, centralizadas ou nas mangas.

Camisa do Flamengo 1912

Camisa do Flamengo (Oficial 1) 2023

Pela primeira vez, as tiras da camisa não serão completamente horizontais. Em referência às bandeiras vermelhas e pretas que voam nos estádios, elas seguirão um formato de “onda”. Em geral, há 12 listras: 6 vermelhas, a cor predominante do manto sagrado, e 6 pretas. As 3 listras Adidas, em preto. As 3 faixas Adidas, em preto, permanecem na barra lateral, que também sofre alterações, pois há uma espécie de “divisória” que separa a frente e a parte de trás.

Camisa do Flamengo 2023
Camisa do Flamengo

Camisa do Flamengo (Oficial 2) 2023

O Flamengo já tem seu segundo kit para a temporada 2023. O Conselho Deliberativo aprovou a camisa 2, que será predominantemente branca, e desaprovou a primeira, que não seguiu as regras impostas pelo estatuto do clube. De acordo com informações coletadas nas mídias sociais, o designer Lamark Morais desenvolveu o projeto do Santo Robe.

O trabalho foi mostrado pela primeira vez em formato real e os conselheiros puderam apreciá-lo sem estar na foto. É toda branca e tem a mesma “bandeira cintilante” no interior da camiseta, sem cor, como se fosse uma marca d’água, onde o Mestre patrocina. O colarinho tem a forma de “V”, com uma fina risca na parte preeminente e 2 riscas vermelhas no meio. As mangas são brancas com detalhes em vermelho e preto.

Camisa 2 do Flamengo 2023
Camisa do Flamengo (Oficial 2).

Camisa 3

O uniforme 3 vai ser tão diferente quanto o primeiro. A peça se manifestava com os seguintes detalhes: a gola era redonda, de cor preta, assim como as mangas. Havia 18 listras onduladas, seguindo a mesma iniciativa de se parecer com uma bandeira ondulada. As 3 listras da marca alemã vão até o ombro. É uma peça “reciclada”, como era para servir como a primeira peça de vestuário, que passou por várias mudanças.

 

 

Deixe um comentário