Campeonatos

Campeonato Gaúcho 2023: Como Assistir, Regras

A FGF definiu, juntamente com os representantes dos clubes concorrentes, as datas e regras do Campeonato Gaúcho 2023. A competição começará em janeiro e deverá terminar em abril.

Campeonato Gaúcho 2023

As regras são as mesmas da última versão, com a inversão do campo de jogo para as partidas da rodada de categorização. Os 12 clubes jogarão um contra o outro em uma única rodada. As quatro primeiras equipes avançarão para as semifinais em partidas de vai-e-volta, como na final, mas desta vez sem o critério de gols no ranking. No final da fase de qualificação, as duas equipes inferiores serão mudadas para a Série A2.

Veja Também: Campeonato Mineiro 2023

O que é o Gauchão?

O Campeonato Gaúcho de Futebol é o torneio estadual do Rio Enorme do Sul. Inclui todos os grupos de especialistas do território, tais como Universal, Grêmio e Juventude.

A competição é dividida em 3 níveis: Série A, Série A2 e Série B. As temporadas são realizadas anualmente entre janeiro e abril.

Organizado pela Federação de Futebol do Rio Enorme do Sul (FGF), o campeonato foi discutido a partir de 1919, com a exclusão dos anos de 1923 e 1924. Naquela época, o Estado estava paralisado devido ao surto da Revolução entre Ximangos e Maragatos.

Campeonato Gaúcho 2023

Quando começa o campeão gaucho de 2023?

O Conselho Técnico realizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) fixou as datas e regulamentos para o Campeonato Gaúcho de 2023. A reunião contou com a presença de representantes dos 12 clubes. A competição está programada para começar em 26 de janeiro e terminar em 3 de abril. O Grenal da primeira etapa deverá ocorrer no 9º round, no dia 6 de março, no Beira-Rio.

Campeonato Gaúcho 2023

Quais são os critérios de desempate para o Campeonato Gaúcho 2023?

Se houver um empate entre 2 ou mais equipes no final da rodada de categorização, ou na categorização geral, serão utilizados os seguintes critérios, respectivamente: mais vitórias, melhor diferença de gols, mais gols marcados, menos cartões vermelhos e menos cartões amarelos. Se um empate persistir nestes critérios, um sorteio será realizado na sede da FGF. O Campeonato Gaúcho não tem um gol de qualificação, ou seja, uma vez que um gol fora de casa é um desempate.

Campeonato Gaúcho 2023

Quais são as regras do Campeonato Gaúcho 2023?

Na primeira etapa, os 12 grupos se enfrentarão em partidas da primeira etapa apenas em um conjunto (são 11 partidas no total), e os 4 primeiros se classificarão para as semifinais. A fase eliminatória será disputada em partidas de vai-e-volta, com as equipes que ocupam o primeiro lugar no ranking geral vencendo a segunda partida; na final, os pontos da etapa de classificação são somados aos da etapa semifinal.

Ambas as piores equipes da competição serão rebaixadas para a Série A2 do estado em 2023. Há também o Troféu Campeão do Interior, designado ao clube considerado do interior do estado (incluindo São José) que tem a melhor campanha durante toda a competição, a menos que seja campeão ou vice-campeão.

Campeonato Gaúcho 2023

Número de Jogos

Graças a esta mudança no calendário, era esperado que o Campeonato Gaúcho e os outros campeonatos estaduais terminassem mais rápido do que em 2022. Entretanto, o mesmo número de datas estava disponível para as festividades dos jogos.

Se o Grêmio teve que se concentrar no Brasileirão este ano para evitar a queda, os times da próxima temporada sem times gigantes, como o Flamengo, também terão que escolher uma competição para se concentrar.

O horário vai ser bastante apertado, e aqueles que tentam jogar em cada uma das competições provavelmente acabarão sofrendo muitas lesões. Mas quem sabe, talvez Romildo mantenha os investimentos feitos ao longo do ano e monte um plantel muito maior para 2023. Teremos que esperar para ver.

Deixe um comentário