Campeonatos

Campeonato Gaúcho 2022: Negociações em andamento

Campeonato Gaúcho 2022Campeonato Gaúcho 2022

O Campeonato Gaúcho 2022 deve trazer mais uma edição cheia de boas histórias para os torcedores do estado do Rio Grande do Sul, recheado de emoção e também de rivalidade, do jeito que nos acostumamos a ver.

Campeonato Gaúcho 2022
Campeonato Gaúcho 2022

Assim, esperasse que o Internacional venha com ainda mais vontade acabar com a hegemonia, assim podemos dizer, estabelecida pelo seu maior rival, o Grêmio. Além do mais, o Grêmio derrotou o Internacional na final do Campeonato Gaúcho de 2021.

Além disso, clubes como Juventude, Caxias e Brasil de Pelotas também despontam como ameaças aos rivais do Grenal, como já costumam fazer todos os anos. Portanto, com a presença em 2 das últimas 4 finais do Campeonato Estadual, os times do Interior aparecem como postulantes a vencer o título.

Veja também: Campeonato Carioca 2022 e Campeonato Mineiro 2022.

Campeonato Gaúcho de 2022

Será que podemos esperar o penta campeonato do Grêmio? O clube que vem em uma sequência de títulos busca manter o legado, para isso, nomes como Douglas Costas que veio da Juventus da Itália tornam o clube ainda mais forte e deve chegar como favorito para a edição do Campeonato Gaúcho 2022.

Do outro lado, o Internacional busca voltar ao topo do pódio no estadual. O clube que conta com um excelente plantel é sem dúvidas a maior ameaça ao atual campeão.

Formato do Campeonato Gaúcho 2022

Os efeitos da pandemia atingiu todos os campeonatos do Brasil e também da América do Sul, fazendo com que muitos passassem por mudanças na sua forma de disputa e não foi diferente com o campeonato do Rio Grande do Sul.

Entretanto, o Campeonato Gaúcho 2022 deve seguir o formato do ano anterior. Neste modelo, os 12 clubes que disputam a primeira divisão se enfrentam, realizando 11 jogos cada um em turno único.

Por fim, os 4 primeiros colocados avançam as semifinais, enquanto que os 2 últimos são rebaixados. Em seguida, os jogos são disputados em sistema de ida e volta, com o time de melhor campanha tendo a vantagem de decidir o jogo da volta em sua casa.

Além do mais, o clube melhor colocado (exceção de Grêmio e Internacional) e que não esteja em uma eventual final, será considerado o campeão do interior.

Inter deixou taça e medalhas do Gauchão na Arena do Grêmio - Esportes - R7 Futebol

Transmissão: Direitos de TV em negociação

Os campeonatos estaduais vêm passando por várias mudanças na sua forma de transmissão e não é diferente com o Campeonato Gaúcho 2022.

Na edição de 2021 os diretos eram da Rede Globo, mas esse contrato chegou ao fim. Deste modo, a emissora é a principal candidata a renovação do vínculo para seguir exibindo o campeonato. Até agora nada foi acertado e a emissora fez algumas exigências.

As exigências da Rede Globo foram a redução do valor pago pelos direitos de transmissão e também uma mudança no formato atual do campeonato. Segundo ela, as primeiras fases não são de interesse do público e isso prejudica a venda de pacotes, logo ela deseja um campeonato mais curto.

Em relação aos valores, a emissora pagou R$ 37 milhões no último ano e já avisou para a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) que esse valor não vai se repetir. Portanto, é preciso aguardar um pouco mais para saber se o contrato será fechado ou não.

Globo é parceira do Inter (Montagem sobre foto de Ricardo Duarte/SCI)

Que venha mais uma edição

O Campeonato Gaúcho 2022 tem tudo para ser mais uma parte importante dessa competição,  portanto, independente de qual seja o formato ou de quem faça a transmissão, só podemos torcer e aguardar mais uma edição dessa bela competição.

Hugo Cruz
the authorHugo Cruz
Redator Profissional Formado em Letras e Produtor de Conteúdo Web. "Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver".

Deixe um comentário