Notícias

Despedida de Formiga: saiba tudo o que rolou no adeus da craque

Quando Miraildes Maciel Mota, a eterna Formiga, nasceu em meados do ano de 1978, havia uma lei em vigor no Brasil que criminalizava a prática do futebol feminino.

Fonte: Jornal no museu do futebol em SP (Arquivo)

Oitenta anos depois da assinatura do decreto-Lei 3.199, que proibia as mulheres de praticarem esportes que não fossem “adequados a sua natureza”, Formiga encerra a sua carreira com 234 partidas e uma vida inteira dedicada à seleção brasileira de futebol feminino.

Na noite da última quinta-feira (25), a eterna camisa 8 entrou em campo durante a goleada do Brasil na estreia do Torneio Internacional de futebol feminino: 6 a 1 na Índia, em partida realizada na Arena da Amazônia, em Manaus.

Trajetória de Formiga na Seleção

A volante Formiga encerra o seu ciclo de 26 anos com nada mais nada menos do que sete Copas do Mundo, sete Olimpíadas e um esporte muito mais consolidado, embora o caminho ainda seja longo.

Com incríveis 43 anos e um vigor físico que impressiona, Formiga marcou 37 gols em mais de duzentas e trinta partidas disputadas. Desse modo, se credenciou como uma das maiores atletas da história.

Campanhas de Destaque

  • Medalha de Ouro: Jogos Pan-Americanos 2003;
  • Medalha de Prata: Jogos Olímpicos 2004;
  • Medalha de Prata: Copa do Mundo de 2007;
  • Medalha de Ouro: Jogos Pan-Americanos 2007;
  • Medalha de Prata: Jogos Olímpicos 2008;
  • Medalha de Ouro: Jogos Pan-Americanos 2015.

Formiga pretende seguir ajudando o esporte de alguma maneira, mesmo que seja fora das quatro linhas.

Aqui no Portal Esporte você segue acompanhando as principais notícias sobre o mundo do futebol!

Caio Henriques
the authorCaio Henriques
Graduado pela Faculdade Nacional de Direito e pós-graduando em Criminologia. Redator, roteirista e projeto de crítico de cinema nas horas vagas. Jogador de futebol frustrado.

1 comentário

Deixe um comentário