Dinamarca lança kits diferenciados para Copa do Mundo do Qatar, pois patrocinador Hummel ‘não quer ser visível em torneio que custa vidas’.
O uniforme da HUMMEL para a Copa do Mundo da Dinamarca é um protesto contra o Catar e o torneio que custou a vida de “milhares de pessoas”.
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A marca dinamarquesa de roupas esportivas criou camisas monocromáticas “tonificadas” não apenas inspiradas no sucesso do país na Euro 1992, mas como um protesto contra o Catar e seu histórico de direitos humanos.
Desde 2010, centenas de milhares de trabalhadores migrantes enfrentaram abusos de direitos humanos para construir a infraestrutura necessária para sediar o torneio.
Depois de revelar o kit, Hummel disse: “Com as novas camisas da seleção dinamarquesa, queríamos enviar uma mensagem dupla.
“Eles não são apenas inspirados pelo Euro 92, em homenagem ao maior sucesso do futebol dinamarquês, mas também um protesto contra o Catar e seu histórico de direitos humanos.”
“É por isso que atenuamos todos os detalhes das novas camisas da Dinamarca para a Copa do Mundo, incluindo nosso logotipo e divisas icônicas.”
“Não queremos ser visíveis durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas. Apoiamos a seleção dinamarquesa o tempo todo, mas isso não é o mesmo que apoiar o Catar como nação anfitriã.”
“Acreditamos que o esporte deve unir as pessoas. E quando isso não acontece, queremos fazer uma declaração.#HistoryIsWhatWeDoNow.”
As três camisas que a equipe de Kasper Hjulmand levará para a Copa do Mundo são vermelha, branca e preta.
Sobre a camisa preta, Hummel acrescentou: “A cor do luto. A cor perfeita para a terceira camisa da Dinamarca para a Copa do Mundo deste ano.”
“Apesar de apoiarmos a seleção dinamarquesa o tempo todo, isso não deve ser confundido com o apoio a um torneio que custou a vida de milhares de pessoas.”
“Desejamos fazer uma declaração sobre o histórico de direitos humanos do Catar e seu tratamento aos trabalhadores migrantes que construíram os estádios da Copa do Mundo no país.”
Os organizadores do Catar revidaram, insistindo que melhoraram as condições para os trabalhadores.
Um porta-voz do Comitê Supremo para Entrega e Legado disse: “Desde que conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo da FIFA, o SC trabalhou diligentemente ao lado do governo do Catar para garantir que o torneio entregue um legado social duradouro.”
“Nosso compromisso com esse legado contribuiu para reformas significativas no sistema trabalhista, promulgando leis que protegem os direitos dos trabalhadores e garantem melhores condições de vida para eles.”
“Através de nossa colaboração com o Grupo de Trabalho da UEFA e várias outras plataformas lideradas pela FIFA e outros grupos independentes, engajamos em um diálogo robusto e transparente com o DBU. Esse diálogo resultou em uma melhor compreensão do progresso feito, dos desafios enfrentados e o legado que entregaremos além de 2022.”
“Por essa razão, contestamos a afirmação de Hummel de que este torneio custou a vida de milhares de pessoas. Além disso, rejeitamos de todo o coração a banalização de nosso compromisso genuíno de proteger a saúde e a segurança dos 30.000 trabalhadores que construíram os estádios da Copa do Mundo da FIFA™️ e outros projetos de torneios. Esse mesmo compromisso agora se estende a 150.000 trabalhadores em vários serviços de torneios e 40.000 trabalhadores no setor de hospitalidade.”
“O ônus deve estar sempre nos países para fazer mais para proteger os direitos dos povos em todo o mundo, inclusive na Dinamarca. O trabalho do CS é reconhecido por inúmeras entidades da comunidade internacional de direitos humanos como um modelo que acelerou o progresso e melhorou vidas As reformas do Catar são reconhecidas pela OIT e pela CSI como referência na região. Como todo país, o progresso nessas questões é uma jornada sem linha de chegada, e o Catar está comprometido com essa jornada.”
“Pedimos ao DBU que transmita com precisão o resultado de sua extensa comunicação e trabalho com o SC, e garanta que isso seja comunicado com precisão a seus parceiros na Hummel”.
Dinamarca lança kits diferenciados e mostra a preocupação de patrocinadores por imagem.