Após as férias dos atletas, a maior parte das equipes retorna ao trabalho no primeiro mês do ano para elaborar os campeonatos estaduais, com o Campeonato Brasileiro 2023 não poderia ser diferente. Então, o calendário continua como de costume e as equipes competirão por uma versão totalmente nova do Brasileirão.
O Campeonato Brasileiro 2023 já está determinado. Assim, a previsão da CBF é que a bola comece a rolar em janeiro, com a primeira data do Campeonato Estadual. No mês seguinte, os primeiros jogos sacudiram o país, com os jogos da Supercopa do Brasil, em 20 de fevereiro. Em seguida, O Brasileirão, que termina em dezembro, começará meados de maio. Continue nos acompanhando para mais informações.
Quando começará o Campeonato Brasileiro 2023?
Primeiramente, o arquivo apresentado pela CBF informa as 27 federações do Estado do futebol e os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, em uma reunião, por video chamada, liderada pelo presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Portanto, a apresentação do calendário ficou a cargo do Diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, que apresentou as datas da temporada.
Baseado nisso, o Campeonato Brasileiro 2023 começará em 13 de maio e a final acontecerá em dezembro, com 38 datas de partida, como de costume.
Quantos clubes participam?
Com 20 grupos na competição, esta será a versão com o maior número de clubes no território Centro-Oeste no momento de aspectos contínuos, com 3 representantes. Com isso, a última vez que a área teve pelo menos 3 conjuntos na primeira separação foi em 1986.
No entanto, após 5 anos contínuos com 4 grupos, o nordeste terá apenas 2 representantes. O sudeste continua liderando a categorização regional com 10 clubes, nos quais o sul terá 5 concorrentes.
Quais clubes participarão do Campeonato Brasileiro 2023?
O Campeonato Brasileiro da Série A já tem 18 confirmados para a edição de 2023. São eles: Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Universal, São Paulo, Athletico, Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí.
Os que continuam competindo pelos dois últimos lugares: Cuiabá e Bahia (ambos fora da área de rebaixamento até agora).
Por isso, para permanecer na Série A e não depender de outros resultados, Cuiabá só requer empate com Santos na Vila Belmiro e Fortaleza vencedora da Baía, em Castelão.
Juventude, por sua vez, deve esperar por uma derrota da equipe de Mato Grosso ou um revés da equipe de Salvador e derrotar o Corinthians em Caxias do Sul.
O Grêmio exige derrotar o campeão do Atlético-MG em Porto Alegre e esperar que Bahía e Juventude percam suas partidas.
Onde ver o Brasileirão 2023?
A TV Globo, que ao longo de décadas tem sido a que transmitiu a maior parte dos jogos de futebol na televisão brasileira. Entretanto, vem perdendo os direitos de transmissão das competições nacionais e em todo o mundo.
Agora, existem 7 canais – entre televisão aberta, cabo, streaming e YouTube – com contratos ativos.
Em 2023, a Globo continuará com os direitos de transmissão de ambas as principais competições nacionais: a Copa do Brasil e o Brasileirão.
As partidas são compartilhadas com o canal de esportes de televisão a cabo da equipe, SporTV, e com o canal de pagamento o Premiere.
Uma soma de 2022 foi a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol de Associação (Federação Mundial de Futebol), que ainda está sob as asas da estação implantada por Roberto Marinho.
Apesar que, ter perdido a excepcionalidade online, a maior competição de futebol do mundo ainda é apenas da Globo, portanto.
Ela é a única que pode revender os direitos de outros canais fechados, como tem feito nos últimos anos.
Para mais informações sobre o mundo do futebol, acesse Portal Esporte.