Campeonatos

Campeonato Carioca 2023: Como Assistir, Regras

Campeonato Carioca 2023Campeonato Carioca 2023

O Campeonato Carioca 2023 começa com o tricampeão, o Flamengo em campo. A versão 2023 será transmitida na televisão gratuita pela Record, uma novidade depois que a Globo renunciou à controvérsia.

Campeonato Carioca 2023
Campeonato Carioca 2023

O Cariocão 2023 terá 12 clubes que se enfrentarão em uma única rodada, chamada Taça Guanabara. Os 4 melhores grupos irão para as semifinais.

Aqueles que culminarem entre o quinto e o oitavo lugar competirão pelo título simbólico da Copa do Fluxo de Água.

Além da primeira rodada, Ferj também anunciou a previsão do primeiro tradicional da competição, na quarta rodada, com um Fla-Flu – conjuntos que determinaram o vencedor de 2021.

Veja também: Campeonato Brasileiro 2023

Como vai funcionar o Campeonato Carioca 2023

A partir desta temporada, o Campeonato Carioca 2023 continuará com o novo formato, um modelo que será garantido até os próximos anos.

Agora, a competição terá uma rodada exclusiva, no entanto, na qual os 12 grupos concorrentes no Campeonato Estadual se enfrentarão nas 11 rodadas da fase de equipes, de um ponto de vista correto.

O modelo é, desde então, diferente das edições anteriores, nas quais o campeonato aconteceu em 2 rodadas.

Os primeiros 4 colocados jogarão as semifinais e a final será decidida em uma eliminatória de partida dupla para estabelecer o campeão do Campeonato Carioca de 2023.

Quando começa o Campeonato Cariocão 2023?

Ferj (Federação de Futebol de Fluxo de Água de Janeiro) atualizou o calendário do Campeonato Carioca de 2023.

Dessa forma, a entidade definiu 26 de janeiro como a data de início do concurso. Havia uma probabilidade de começar uma semana antes (no dia 19).

Resta apenas detalhar quais partidas da primeira rodada ocorrerão em 26 de janeiro e quais serão no dia seguinte.

A tendência é que alguns dos grupos gigantes usem grupos de reserva no início do Carioca.

Quais clubes jogarão?

Doze grupos se classificaram para competir no Campeonato Carioca:

Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda.

Ao longo de onze dias, os clubes lutarão pela categorização até a semifinal da Taça Guanabara ou mesmo da Taça Rio.
Porque a competição é dividida em 2 etapas. Desta forma, resta saber em que estágio os conjuntos serão preferidos.

Onde assistir ao Campeonato Carioca em 2023?

O canal de televisão Record será o principal responsável pela transmissão das partidas do Campeonato Carioca pelo estado do Water Flow de Janeiro.

A rede garantiu os direitos de transmissão até 2025, conseguindo demonstrar até 16 partidas desde a primeira fase até a final do torneio.

O canal transmitirá as partidas na televisão e também no serviço de streaming por assinatura, Play Plus.

Até agora, os especialistas Silvio Luiz, Márcio Canuto e Renato Marsiglia foram contratados para as transmissões, além de Zé Luiz, Roberto Thomé, Bruno Piccinato, Janice de Castro e Rodrigo Hinkel, que também participarão.

Regulamento Campeonato Carioca 2023

Após os confusos torneios de 2017, 2018 e 2019, Ferj retomou em 2020 os regulamentos clássicos de ida e volta – o Flamengo tem sido o campeão.
Este ano e no próximo (2024), no entanto, a Federação de Fluxo de Água retocou extremamente o formato.

A partir de agora, o Campeonato Carioca será disputado nos pontos de vista certos. Os 12 concorrentes se enfrentarão, em 11 rodadas e um sistema de aspectos. As 4 melhores eliminatórias jogarão as semifinais e a final, em 2 jogos por etapa.

Na semifinal, a primeira, que confronta a quarta, e a segunda, que vence a terceira, tem vitória no caso de 2 empates, em termos de pontos de vista ganhos e diferença de gols. Na final, não há ganhador.

Em uma medida semelhante ao “Troféu Interno” do Paulistão, no qual os grupos mais importantes de fora da cidade que não avançam para as quartas de final lutam por uma taça simbólica.

A Copa do Fluxo de Água será disputada separadamente entre os colocados que querem do 5o ao 8o. O campeão da primeira etapa, ou seja, aquele que terminar as 11 rodadas na liderança, leva a Copa Guanabara.

2 Comentários

Deixe um comentário