Campeonatos

Campeonato Capixaba 2023: Como Assistir, Regras

Primeiramente, o Campeonato Capixaba 2023 já está com a mesa pronta para você, fã, siga sua equipe de coração. A Rio Branco F.C. entrou na galeria dos vencedores do torneio. Como em 2021 e 2022, 10 grupos se enfrentarão em 9 rodadas. As duas equipes inferiores serão mudadas ao Capixabão 2023, e portanto, as oito primeiras avançarão para a fase das quartas-de-final.

As quartas de final serão jogadas da seguinte forma: primeiro contra o oitavo colocado, segundo contra o sétimo colocado, terceiro contra o sexto colocado e quarto contra o quinto colocado. Portanto, quem vencer a versão 2023 se classificará para a fase de grupos do Campeonato De Brasil Série D de 2024, assim como para a primeira fase da Copa Brasileiros e Copa Verde.

Veja também: Campeonato Carioca 2023

Campeonato Capixaba de 2023

O Campeonato Capixaba 2023 ou Capixabão é a competição estadual de futebol no Espírito Santo. Atualmente há 10 equipes disputando o título de campeão do Capixaba e ao vencedor será garantido um lugar na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão. Os campeões anteriores do Capixabão são Rio Branco – ES, com 37 títulos, e Desportiva Ferroviária, com 18.

A bola vai rolar para a maior competição entre clubes disputada no Espírito Santo. O Campeonato Capixabão de 2023 teve sua data de início e horário confirmados pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).

Clubes que participaram

O Campeonato Capixaba 2023 envolverá os seguintes grupos: Rio Branco F.C, Rio Branco A.C, Vitória F.C, Real Noroeste, Desportiva Ferroviária, Serra F.C, Estrela do Norte e A.A, São Mateus, e os recém-promovidos Vilavelhense F.C. e Pinheiros F.C, campeões e vice-campeões, respectivamente da Série B do Estado.

O Capixabão de 2023, começa com os 10 clubes concorrentes se enfrentando em uma rodada exclusiva, e os oito primeiros avançarão para as quartas-de-final. Entretanto, os dois últimos serão rebaixados.

A partir daí os duelos são eliminatórios, em um sistema de travessia olímpica (1º vs. 8º, 2º vs. 7º…), com os vencedores avançando para as semifinais. As regras são as mesmas das edições anteriores, e a única novidade é a mudança na distribuição das vagas nas competições nacionais.

Além disso, as equipes que venceram o Capixabão também garantiram lugares na Copa Brasileiros e na Copa Verde em 2024. Com isso, a Copa Espírito Santo 2023 só dará lugar à Copa Brasil e à Copa Verde.

Onde assistir?

Os jogos do Campeonato Capixaba 2023 serão transmitidos em canais de TV paga, como Sport TV e Premiere, assim como streaming online.

Regulamentação

Primeiramente, a fórmula da concorrência não mudou. Portanto, os 10 clubes jogarão um contra o outro em uma única rodada. Os 8 grupos superiores avançarão, enquanto os dois clubes inferiores serão rebaixados. As quartas de final, semifinais e a final serão disputados em partidas de vai e volta.

Os 10 clubes se enfrentarão em uma rodada exclusiva de partidas na etapa preliminar. As 8 melhores equipes terão um lugar garantido na próxima etapa. As duas equipes inferiores serão rebaixadas para a série B.

Nos quartos de final, a 1ª jogará a 8ª e assim por diante. Haverá jogos em casa e fora. As 4 equipes mais bem classificadas da rodada preliminar decidirão em casa e, em caso de empate em pontos e diferença de gols, garantirão seu lugar na próxima rodada.

As semifinais (1ª ou 8ª x 4ª ou 5ª e 2ª ou 7ª x 3ª ou 6ª) também terão jogos em casa e fora. Portanto, os grupos mais bem classificados na rodada preliminar decidirão em casa, entretanto, se houver um empate nos pontos de vista e diferença de objetivo, a escolha será feita nos pênaltis. Os mesmos critérios serão utilizados na final.

Deixe um comentário