Campeonatos

Campeonato Paulista 2023: Como Assistir, Regulamentação

Primeiramente, o Campeonato Paulista 2023 de Futebol da Série A1, ou Paulistão Sicredi 2023 por motivos de patrocínio, será a edição 122 da principal divisão do futebol paulista. Assim como, é celebrado e organizado pela Federação Paulista de Futebol e jogado por 16 clubes.

Série A1, Paulistão divide seus concorrentes em 4 equipes com 4 grupos em cada. No entanto, eles não são combatidos na primeira etapa. Os regulamentos do Campeonato Paulista 2023 prevêem que, nesta fase do torneio, cada clube jogará 12 partidas contra os membros de todas as outras equipes.

Veja também: Campeonato Brasileiro 2023

Como funciona o Campeonato Paulista?

Como nos últimos anos, o Campeonato Paulista 2023 terá cerca de 16 clubes entre equipes da cidade mais importante e do interior do Estado. Por isso, na fase de equipes da competição, os clubes permanecem divididos em 4 equipes com 4 grupos em cada, com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e, no final, Santos como chefe do grupo.

O sorteio realizado pela FPF definirá as chaves do campeonato, no entanto, os clubes não enfrentarão os conjuntos de seu todo. Portanto, o Paulistão 2023 terá 12 rodadas na primeira fase, e ambas as primeiras fases passarão para a fase de eliminação. As quartas de final e semifinais são disputadas em uma partida exclusiva, no entanto, a final será jogada em ida e volta.

Quando começa o Paulistão 2023?

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou o calendário Paulistão 2023. A competição está programado para começar em 26 de janeiro e terminar em 3 de abril. Como aconteceu na versão 2022, o Paulistão 2023 terá a presença do VAR em todas as partidas, incluindo a primeira etapa.

Dos 16 grupos que competem no Paulistão, 7 permanecem nas duas primeiras divisões do futebol brasileiro. Na Série A, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Na série B, Guarani e Ponte Preta. Além deles, Novorizontino e Ituano já têm garantia de entrada para a segunda separação em 2023.

Quantos clubes participaram do Campeonato Paulista?

No próximo ano, Paulistão 2023 celebrará sua 122a temporada, com 16 clubes em competição pelo título do campeonato paulista estadual do país. Existem 14 clubes que estiveram na versão mais recente, além de 2 clubes que surgiram da Série A-2: Água Santa e São Bernardo.

Veja os clubes que participaram:

  • São Paulo
  • Palmeiras
  • Corinthians
  • Santos
  • Mirassol
  • Santo André
  • Guarani
  • Ferroviária
  • Ponte Preta
  • Red Bull Bragantino
  • Inter de Limeira
  • Ituano
  • Botafogo-SP
  • Novorizontino
  • São Bernardo
  • Água Santa

Quais são as regras do Campeonato Paulista de 2023?

Haverá 4 etapas com um mínimo de 12 jogos e uma maior de 16. Portanto, na primeira etapa, os 16 grupos do Paulistão 2023 só enfrentarão rivais de outras equipes em uma rodada exclusiva, Assim como aconteceu nas últimas edições da competição.

Finalmente, desta etapa, a primeira e a segunda de suas respectivas equipes são ordenadas para as quartas de final, nas quais ambos os piores grupos do campeonato são rebaixados para a série A2 do estado.

Portanto, as quartas de final e semifinais, agendadas para 2 e 9 de maio, serão decididas como uma partida exclusiva – o clube com a maior pontuação terá o campo de jogo. Entretanto, apenas a final será disputada em ida e volta.

Com isso, a primeira etapa também será realizada o Troféu dos Campeões do Interior, no qual nem os clubes da cidade mais importante nem o Santos participarão. Os conjuntos classificados do 9o ao 14o lugar são ordenados para esta fase.

Paulistão 2023: Onde Assistir?

A WarnerMedia adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Paulista de 2023 e mostrará as partidas nos aplicativos virtuais Stadium TNT Sports e HBO Max de 2022 a 2025. O consenso também inclui a exposição das festas Paulistão Femenil, Paulistão A2 e Sub-20.

Os valores não foram relatados.TNT Sports é uma marca esportiva de propriedade da WarnerMedia, que também tem CNN, Cartoon Network, HBO e outros canais.

A FPF (Federação Paulista de Futebol) já fez acordos oficiais com o YouTube e a TV Record, que compraram um pacote de 16 jogos na televisão aberta. De acordo com a WarnerMedia, o grupo reforça o compromisso de oferecer a melhor experiência aos usuários, sob o slogan da TNT Sports, “Paixão sem parâmetros”.

Deixe um comentário