Campeonatos

Campeonato Catarinense 2023: Como Assistir, Regras

Campeonato Catarinense 2023

A Federação Catarinense de Futebol, através de seu Departamento de Competições Monumentais, divulgou a  tabela, o regulamento específico e o projeto de ação do Campeonato Catarinense Série A 2023. As publicações estão de acordo com o artigo 9 da Lei n. 10.671/2003 do Estatuto de Custódia do Torcedor.

Campeonato Catarinense 2023

O Campeonato do Estado de Santa Catarina de 2023 começará no primeiro mês do ano e vai até abril. Os regulamentos para esta temporada serão os mesmos de 2022. Na primeira etapa do torneio, os clubes jogarão entre si em uma rodada e os 8 primeiros grupos avançarão para a fase eliminatória e os dois últimos serão relegados para a segunda divisão.

Veja Também: Campeonato Gaúcho 2023

Quando começa o Campeonato do Estado de Santa Catarina?

O início do Campeonato Catarinense 2023 acontecerá em janeiro, O Congresso Técnico da discussão foi realizado na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriu.

O formato da competição será o mesmo relacionado à versão de 2022. Os 12 clubes vão lutar em uma única rodada, com os 8 primeiros classificados para as quartas de final entre 23 de janeiro e 3 de abril. Os quartos de final e as semifinais são vai-e-volta. A final será disputada em duas etapas e está prevista para os dias 30 de março e 3 de abril.

Campeonato Catarinense 2023

Quais clubes irão participar do campeonato catarinense?

Os clubes que participaram do campeonato catarinense 2023 são Avaí, Barra FC, Brusque, Camboriú, Chapecoense, Concórdia, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville, Juventus, Marcílio Dias e Próspera. A data foi anunciada na Reunião Técnica realizada. A reunião aconteceu na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriu.

O presidente do FCF Rubens Angelotti liderou a reunião, que também contou com a presença do diretor das principais competições, Fábio Nogueira, do jurista Rodrigo Capella e do diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins.

Campeonato Catarinense 2023

Quantos clubes vão participar?

O número de clubes aumentou. No total, 12 clubes entrarão em campo para disputar a autonomia do futebol, o campeonato catarinense.

Primeira etapa do Campeonato Catarinense

Uma única rodada em pontos de vista, com todas as equipes jogando umas contra as outras ao longo de 11 rodadas. Os 6 primeiros da Série A de 2022 jogarão 6 partidas em casa, e os demais jogarão 5. Os 8 primeiros serão classificados para a segunda etapa, com os dois últimos rebaixados para a Série B;

Campeonato Catarinense 2023

Segunda etapa do Campeonato Catarinense

Quartas de final, com jogos em casa e fora. O primeiro qualificador joga o oitavo, o segundo o sétimo, o terceiro o sexto e o quarto o quinto. Os melhores clubes (na primeira fase) jogam no estádio de sua casa e aquele que tiver mais pontos ganha o lugar.

O primeiro desempate é a diferença de objetivo e, se o desempate for mantido, as equipes com o melhor resultado na primeira etapa são consideradas as vencedoras.

Terceira etapa do Campeonato Catarinense

Semifinal, com partidas duplas. São utilizados os mesmos critérios que na etapa anterior.

Campeonato Catarinense 2023

Quarta etapa do Campeonato Catarinense

Final, com partidas de 2 vias. Os mesmos critérios que na rodada anterior.

As fases eliminatórias do campeonato catarinense em 2023 (quartos de final, semifinais e final) serão disputadas em partidas de vai e volta. Criciúma e Metropolitano permanecem fora da competição em 2023, pois foram rebaixados em 2021. Camboriú e Barra, por outro lado, entraram para a segunda divisão e garantiram sua presença na divisão de elite em 2023.

Quais são as regras do Campeonato Catarinense de 2021?

A primeira etapa será jogada em uma única rodada, com um total de 11 rodadas. Os 6 primeiros grupos da classificação do ano passado (Chapecoense, Brusque, Criciúma, Juventus-SC, Avaí e Figueirense) jogarão 6 partidas em casa, enquanto os outros 6 grupos jogarão 5 partidas em casa. Ambos os piores clubes da fase de categorização serão rebaixados à Série B do estado em 2023.

Na segunda etapa, serão disputadas as quartas-de-final, as semifinais e a final, todas as quais são partidas de ida e volta. No caso de um empate sem gols, os adereços mais bem colocados da primeira etapa serão os vencedores.

Campeonato Catarinense 2023

1 comentário

Deixe um comentário