O Campeonato Mineiro 2023 começará em fevereiro, após o fim do Brasileirão 2022. Portanto, o estado terá 12 equipes, que jogarão entre si num total de 15 datas programadas para a competição, estando a segunda etapa da repescagem marcada para meados de maio.
As regras para o Campeonato Mineiro 2023 serão as mesmas do ano passado. Com isso, não haverão quartas de final, apenas semifinais e finais, com jogos em casa e fora. O Troféu Inconfidência e a Recopa do Interior permanecerão.
Veja também: Campeonato Carioca 2023
O que é o Mineirão?
O Campeonato Mineiro é o torneio de futebol do estado de Minas Gerais. A competição tem sido discutida desde 1915, o ano de sua temporada inaugural. O primeiro vencedor de todos os tempos foi o Atlético.
A liga é atualmente estruturada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e concentra os grupos do estado em 3 categorias: Módulo I, Módulo II e Segunda Separação. Até o momento, foram realizadas 105 edições.
A competição é disputada anualmente. Os principais grupos de Minas Gerais, como América, Atlético e Cruzeiro, permanecem no Módulo I. A propósito, o trio da cidade mais importante dominou a maior parte dos títulos durante sua história.
A cada ano, os grupos superiores da Segunda Separação se movem para o Módulo II e os grupos superiores do Módulo II se movem para o Módulo I. Os piores grupos e a queda seguem a mesma lógica.
Quando começará o Mineirão 2023?
O Campeonato Mineiro 2023 começará em fevereiro, com 6 partidas durante a primeira rodada da primeira etapa. A programação continuará a ser definida pela Federação Mineira de Futebol, FMF.
Vale ressaltar que doze equipes competirão na primeira rodada, onde apenas as quatro melhores equipes avançarão para a fase eliminatória em busca do troféu mais precioso do estado de Minas Gerais.
Quais equipes participarão do Campeonato Mineiro 2023?
O Campeonato Mineiro 2023 contará com a colaboração de 12 equipes em geral, que se enfrentarão na primeira etapa (qualificação), em busca de um lugar nas semifinais. São eles: Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Athletic, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e URT.
As equipes selecionadas fazem parte da primeira divisão, ou Módulo I, do Mineirão, depois de terem conquistado seu lugar ao passar da segunda divisão para a elite do futebol mineiro.
Quais são os regulamentos para o Mineirão de 2023?
A competição consistirá em 3 etapas: categorização, semifinal e final. Na primeira etapa, as 12 equipes vão lutar em uma única rodada, com as 4 equipes mais bem colocadas das 11 rodadas de qualificação.
Tanto na etapa semifinal quanto na final, os grupos superiores poderão escolher se jogarão a segunda partida em casa. Ambos os clubes com menos pontos serão relegados ao Módulo II do Campeonato Mineiro em 2023, onde o campeão e vice-campeão da segunda divisão se juntará à elite estadual.
As equipes classificadas do 5º ao 8º lugar disputarão o Troféu Inconfidência, com o mesmo formato das semifinais (partidas em casa e fora) e com a probabilidade de que ambas as equipes de ponta possam ou não optar por jogar a segunda partida em seu estádio de origem.
Onde assistir ao Campeonato Mineiro em 2023?
Os canais Globo, na televisão gratuita, e SporTV, disponível na televisão por assinatura, serão delegados para transmitir todas as partidas do Campeonato Mineiro.
Além disso, Premiere, o serviço de streaming nos canais, também transmitirá todas as partidas para assinantes do serviço, seja no site oficial, na TV por assinatura ou no aplicativo disponível no Android, ou iOS.